Wednesday, September 13, 2006







CRUZEIRO DE S. BRÁS DOS MATOS


Fora de qualquer roteiro turístico, tem acesso fácil pela estrada de Alandroal a Elvas (est. nac. 373; trajecto Évora - Redondo - Alandroal - Elvas).
No 2.º cruzamento para a povoação da Mina do Bugalho, toma-se a estrada camarária, e a cerca de mil metros corta-se à direita para o cemitério de S. Brás dos Matos, onde logo se encontra o motivo do bem empregue desvio: magnífica “pedra”, fragmento de elemento arquitectónico visigótico, manufacturada em mármore (da região), encontra-se submergida em grotesca estrutura de ladrilho e cal, servindo de base ao cruzeiro da ermida de S. Brás.
Obviamente encontra-se descontextualizada, embora o nosso imaginário aqui se solte, à vista desta pequena maravilha.
No local onde se encontrava a Ermida de S. Miguel da Mota, que sucedeu no tempo (séc. V) ao Templo gentílico de Endovélico, foram identificados elementos visigóticos.
E também a fortaleza de Juromenha, aqui tão perto, tem elementos visigóticos…
...“a torre do ângulo nordeste, revestida exteriormente em alvenaria, apresenta três peças decoradas com elementos atribuíveis ao período visigótico – um pé de altar com cruz patada ao centro, um fragmento de imposta ou ábaco decorado à base de trifólios e um fragmento de friso decorado com motivo ondulante entrecruzado, envolvendo botões centrais” (Branco, F., Castelo de Juromenha – in Carta Arqueológica de Alandroal, Calado, M., p.31-32).
AC

No comments: